-
Conheça a Proposta Pedagógica do Seletivo!
O Colégio Seletivo, juntamente ao Sistema Etapa, propõe um trabalho nas diferenças individuais e nas peculiaridades apresentadas pelas crianças durante a sua evolução.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por finalidade criar condições para o desenvolvimento integral, considerando,também, as possibilidades de aprendizagem que os alunos apresentam nas diferentes faixas etárias, por meio de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades, envolvendo a razão e o intelecto, a sensibilidade, a memória, os aspectos físicos, a ética, as relações interpessoais e a inserção social.
Pensando nessa pluralidade, perguntas sobre linhas pedagógicas como; “O Seletivo é uma escola montessoriana? É tradicional? Construtivista?” não cabem, pois tendem a minimiza os fundamentos que o constituem a pratica escolar.
Nosso cotidiano nos faz pensar sobre cada nova teoria, sobre os metodos, e as propostas pedagógicas, avaliando constantemente a eficácia de cada discurso em relação à nossa dinâmica escolar.
Procuramos no dia a dia aprimorar a pratica educacional, sem assumir rótulos, ou seja, tornar o ensino suficientemente autônomo para definir os passos a serem seguidos no transcorrer da evolução do aprendizado.Optamos por uma linha própria em que ha liberdade para utilizarmos instrumentos a conhecidos, e outros novos, testados e estudados pelo Etapa.
Consideramos que nao existe a matéria certa para este ou aquele ano, como não existe momento em que um assunto torna-se passado, que o conhecimento torna-se completamente conhecido, é preciso retornar o que se aprende. Realizamos, então, o movimento em “espiral crescente”, avançando, mas também retomando, revisando, revivendo o conteúdo ja visto, e claro, avançando um pouco mais cada dia que passa.